As almofadas costumam ser coringas na decoração. É possível ter um ambiente com base neutra em tons de bege, branco, preto e cinza; e as cores ficarem por conta de elementos chave que pode ser uma luminária, um tapete, e geralmente as almofadas são uma grande aposta.
As estampas também contam muito na hora de escolher a almofada certa, as estampas étnicas e adamascadas estão super em alta e valorizam qualquer sofá meia boca. Ao contrario do que muitos pensam, as almofadas não precisam combinar, e nem estarem casadinhas em pares. Pode-se ousar e usar cada uma de um jeito, tamanho, cor e forma. Vale tudo da guerra de almofadas!
O stencil (ou no aportuguesado estêncil) é uma técnica de estamparia utilizada para estampar desenhos através de moldes perfurados, ficando o negativo do desenho onde a tinta passa. A técnica pode ser utilizada em tecido, madeira, metal, mas foi no concreto das ruas que ela se popularizou com os graffits.
Hoje em dia existem moldes prontos para se comprar em papelarias especializadas em materiais para scrapbooks, mas também é possível fazer o seu molde em casa utilizando papel ou um plástico duro. Ha desenhos super bacanas também na internet para download, é só baixar, imprimir em um papel bom e recortar com estilete. Os papeis mais utilizados são aqueles tipo craft, o mesmo de embalagem de pão, que geralmente suportam bem água ou óleo. O papel também não pode ser muito grosso senão vai ficar difícil atingir todas as bordas da forma recortada. Se for utilizar plástico opte pelos estilo acetato que tem maior rigidez e vai poder reutilizá-los mais de uma vez. Também dá pra usar aquelas réguas de R$1,99 com alfabeto, bolas e formas fixas, e fazer composições com nomes e frases personalizadas.
ALMOFADA DE STENCIL O QUE VAMOS PRECISAR?
01. Tecido (de preferência algodão);
02. Tinta de tecido;
03. Rolinho de tinta de espuma;
04. Molde com o desenho;
05. Fita crepe.
PASSO A PASSO
01. Corte o tecido no tamanho que deseja a almofada. Lembre-se se considerar as bordas da costura. Não faça com a almofada já costurada pois vai ficar mais difícil de segurar o tecido e corre o risco de manchar do outro lado com a tinta.
02. Coloque o molde sobre o tecido, se o molde for muito grande é interessante fixar com fita as bordas pra ele não sair do lugar com o passar do rolo. Sempre segure o molde com a mão livre para o desenho não ficar disforme.
03. Prepare a tinta conforme manda o fabricante. Não deixe a tinta muito líquida pois o tecido vai absorver a tinta e manchar onde você não quer que manche. O rolo não pode ficar encharcado, deve-se fazer força para a tinta fixar no tecido. Faça movimentos aleatórios até completar todo o desenho, assim não vai ficar marcas do rolo.
04. Retire o molde e espere secar a tinta. Para estampas contínuas que exigem deslocar o molde, espere alguns minutinhos antes de avançar pra não borra o desenho. Depois de tudo pintado é só finalizar a costura e ser feliz. Dá pra fazer o mesmo desenho dos dois lados da almofada ou utilizar o fundo com um tecido liso de outra cor. Dai é só soltar a imaginação.
Ainda não entendeu? Temos um passo a passo com vídeo pra você não desanimar com direito a vídeo.





Nenhum comentário:
Postar um comentário