quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PARKLET | Estacionamento para Pedestres

Toda rua tem lugar pra estacionar, e porque toda rua não ter um lugar pra descansar? Uma alternativa criada inicialmente nos Estados Unidos são os Parklets, que funcionam como espaços de respiro na paisagem entre as vagas de estacionamento. Surgiram para serem temporários, podem ser construídos em outros lugares e "estacionados" no mesmo nível da calçada tomando o espaço de algumas vagas de carro. A ideia é mesclar diversos usos nos Parklets, que podem conter além de bancos, mesas, horta, bicicletário, jardineiras, lixeiras, toten para informações e exposições de arte.


A primeira iniciativa (pasmem!!) é projeto de uma designer ítalo-brasileira Suzi Bolognese de 2003, mas que foi instalado em São Francisco/Califórnia em 2010. A partir dai os Parklets viraram febre e caíram no gosto mundial, já chegou até aqui em São Paulo. Uma pesquisa na cidade da garoa estima que duas vagas de carro beneficiem 40 veículos por dia, ao mesmo tempo que um parklet pode deixar a vida de até 300 pessoas mais feliz no mesmo dia. O Instituto Mobilidade Verde foi o responsável pela idealização e instalação dos 6 Parklets em São Paulo, e se quiser dá pra levar pra sua cidade.


Os Parklets podem ser um projeto da prefeitura ou particular, basta a cidade querer e o projeto atender a legislação da cidade e normas de acessibilidade. São espaços de uso público, e a expectativa é que favoreçam o uso do transporte coletivo e de bicicletas, além de valorizarem o comércio das proximidades do local implantado. Por este motivo muitos restaurantes e lojas estão investindo em escritórios bacanas de design e arquitetura para ter uma mini pracinha única na frente da sua vitrine.





Quer ver mais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário